If you would like to translate our Statement of Purpose into your Mother Tongue please contact:
ortixia@terralingua.org

Portugese – Europe

Terralingua é uma nova (1996) organização internacional com os seguintes objectivos:

1. Preservação da diversidade linguística do planeta.
2. Estudo das relações entre a diversidade cultural e a diversidade biológica.

Segue-se um sumário da Declaração de Princípios da Terralingua:

Declaração de Princípios.

Terralingua: associação para a defesa da diversidade linguística e biológica.

A. Terralingua reconhece que:

1. A diversidade de línguas e suas variantes é uma componente vital da diversidade cultural do planeta;

2. A diversidade cultural e a diversidade biológica não só estão intimamente conectadas como são frequentemente inseparáveis;

3. Tal como as espécies biológicas, muitas línguas e suas variantes enfrentam, a nível mundial, uma crise de uma magnitude sem precedentes, em que a sua própria sobrevivência está em jogo.

B. Terralingua declara que:

4. Cada língua, com as respectivas variantes, tem um enorme valor que lhe é inerente, e é, portanto, digna de ser preservada e perpetuada, independentemente da sua situação politica, demográfica e linguística.

5. As decisões referentes ao uso de uma língua, e aos objectivos desse uso, são um direito humano básico dos membros da comunidade que ou usam essa língua no presente, ou cujos antepassados a utilizaram no passado;

6. Decisões quanto ao uso de uma língua devem ser tomadas numa atmosfera de tolerância e respeito mútuo pelos particularismos culturais – condição prévia não só para uma melhor compreensão mútua entre os povos, mas também para a aceitação da nossa comum condição humana.

C. Por conseguinte, os objectivos da Terralingua são os seguintes:

7. Ajudar a preservar a diversidade linguística do planeta em todas as suas possíveis variantes (línguas, dialectos, línguas francas, crioulos, língua de sinais, línguas cerimoniais, etc.), através de pesquisa, programas informativos e educativos, e programas de defesa e apoio a comunidades linguísticas específicas.

8. Recolher informações dos próprios membros das comunidades linguísticas, não só sobre as suas línguas mas também sobre a sabedoria que elas representam; encorajar a colaboração entre as comunidades linguísticas e/ou os seus grupos culturais e organizações científicas e profissionais interessadas na preservação das diversidades cultural e biológica; e apoiar o direito das comunidades linguísticas à auto-determinação em matéria de língua.

9. Aclarar relação entre as diversidades cultural e linguística, estabelecendo relações de trabalho entre organizações científicas e profissionais e personalidades interessadas na preservação da diversidade cultural (como por exemplo linguistas, educadores, antropólogos, etnógrafos, animadores culturais, activistas indígenas, geógrafos culturais, sociólogos, etc.); e as interessadas na preservação da diversidade biológica (biólogos, botânicos, ecologistas, zoólogos, geógrafos físicos, etno-biólogos, etno-ecologistas, ambientalistas, gestores de recursos naturais, etc.), promovendo, num esforço comum, a preservação e perpetuação das diversidades cultural e biológica.

10. Para atingir os objectivos atrás esboçados, trabalhar com todas as entidades competentes nos sectores público e privado, e a todos os níveis, do local ao internacional.

A grande maioria das comunicações da Terralingua serão escritas em inglês, e as traduções noutras línguas serão realizadas por voluntários, nos seus tempos livres. Apesar do nosso objectivo ser a tradução dos nossos materiais no maior número possível de línguas, nós não garantimos que traduções ao português sejam sempre possíveis.

Se você se preocupa com a crescente possibilidade da extinção de línguas ou de espécies biológicas, ou ambas, nós convida-mo-lo a fazer-se membro da Terralingua. A adesão à Terralingua é gratuita: é só mandar-nos o seu nome, direcção, telefone, fax e endereço electrónico. Contudo, se você puder apoiar a Terralingua monetariamente, nós sugerimos uma pequena contribuição anual de pelo menos 10 dólares americanos US$10). Para efectuar esta contribuição é favor endereçar o cheque ou vale postal internacional a “Terralingua”. De qualquer modo, é um prazer receber o seu apoio.

Muito Obrigado.

Traduzido por: António Teixeira.

Comments are closed.